Stellantis confirmou a produção nacional da picape Ram 1200

A marca de picapes Ram se prepara para lançar seu novo modelo, o Ram 1200, que será fabricado em Goiana (PE), até o final de 2023. Este novo modelo será uma picape nacional de nível básico, mirando na categoria de picapes médias.

Conforme revelado pelo Quatro Rodas, será um “gigante Fiat Toro, já que irá partilhar uma plataforma e alguns elementos estruturais com o modelo da marca italiana.

Espera-se que o lançamento traga preços competitivos à linha de produtos da marca no mercado brasileiro.

Enquanto as picapes médias como Chevrolet S10, Ford Ranger e Toyota Hilux são quase caminhões menores, com estrutura focada na robustez, a Ram 1200 terá parte das peças emprestadas dos Jeep Compass, Commander e Renegade. 

É esperado que a novidade seja mais confortável para dirigir, quase um SUV de caçamba. Mas o tamanho deverá seguir o padrão das rivais.

Projeção da picape Ram 1200.

Foto: Kleber Silva / KDesign

A 1200 virá como uma porta de entrada para o mundo das gigantes e potentes picapes. Até seu lançamento, a marca Ram terá um portfólio mais diversificado e rico. 

Em 2021, a Ram trouxe a 1500 Rebel, em 2022 veio a 3500 e ainda neste ano chegará a 1500 Classic, para ser o V8 mais barato do Brasil. 

O que sabemos sobre a Ram 1200

A Ram 1200 estará à venda entre o final de 2023 e início de 2024, segundo a Autos Segredos. Na estreia, estará disponível com motor 2.0 turboalimentado, diesel e duas opções flex. Uma versão flex do 2.0 GME está sendo desenvolvida aqui no Brasil para picapes e também deve estar no Jeep Commander. 

Em agosto, a Auto Papo mostrou o flagra de um protótipo do modelo utilizando carroceria da Toro, entretanto com freios traseiros a disco e suspensão um tanto elevadas. 

Ram 1200 disfarçada de Fiat Toro (Foto: AutoPapo/Marlos Ney Vidal)

Segundo informações do site Quatro Rodas, o denominado Projeto 291, que será comercializado como Ram 1200, terá carroceria alongada e entre-eixos maior do que a Toro, o que nos mostra que a picape terá porte para enfrentar Chevrolet S10 e Toyota Hilux.

Na traseira, a caçamba recebe a mesma abertura lateral bipartida da Toro e Ram 1500, e compartimentos de carga fechados nos para-lamas traseiros, o conhecido Ram Box.

Motorização

O Ram 1200 estará disponível com a opção de dois motores - um motor a gasolina turboalimentado 2.0 com 274 cavalos de potência, ou um MultiJet  turbodiesel 2.2 com 200 cavalos de potência.

 

Ambas as opções virão com uma transmissão automática de 9 velocidades da ZF, e a tração nas 4 rodas será uma opção. Um sistema híbrido suave de 48 volts também estará disponível para melhorar a economia de combustível.