Embora a Ram Rampage tenha suas raízes na Toro e compartilhe diversos componentes de construção e peças, essas duas picapes têm personalidades distintas e se destinam a públicos completamente diferentes. No entanto, a versão R/T da Rampage se destaca como um verdadeiro outlier, desafiando as expectativas com sua abordagem única.


Para aqueles dispostos a investir R$ 269.990 na versão topo de linha, a Rampage R/T oferece um conjunto de recursos e ajustes exclusivos que justificam cada centavo gasto. 


Com uma suspensão projetada para alto desempenho em estradas asfaltadas, pneus otimizados para uso urbano e um sistema de escapamento que se destaca, inspirado no icônico Pulse Abarth da Stellantis, a Rampage R/T faz uma entrada triunfante no cenário automobilístico.

O Poder da performance

Um dos aspectos que mais surpreende na Rampage R/T é seu sistema de suspensão excepcionalmente rígido, evocando a sensação de um verdadeiro carro esportivo. 


Cada irregularidade na estrada é sentida, com a carroceria reagindo de maneira precisa e firme. Embora a Ford Maverick Hybrid possa oferecer uma experiência semelhante, a Rampage R/T leva a rigidez a outro nível.


Essa característica se traduz em uma estabilidade notável em curvas. Devido à sua altura e construção, a Rampage R/T naturalmente demonstra uma tendência a sair de frente, mas isso se traduz em uma experiência de direção controlada e emocionante. 


Em comparação com sua antecessora, a Fiat Toro, a Rampage R/T representa uma evolução significativa, especialmente quando se trata de manobras e desempenho nas curvas.


Direção e desempenho sob medida

A direção da Rampage R/T é igualmente projetada para uma experiência esportiva. Com um peso notável, ela complementa a aura esportiva da versão R/T. No entanto, o que torna isso verdadeiramente interessante é como ela se adapta rapidamente às diferentes situações. 


Engatar a marcha a ré resulta em uma direção significativamente mais leve, surpreendendo os motoristas nos primeiros movimentos. Conforme a manobra progride, a direção volta a se tornar firme, proporcionando uma sensação de controle.

Potência inegável

A Rampage R/T é equipada exclusivamente com um motor 2.0 de quatro cilindros turbo a gasolina, uma distinção notável em relação às outras versões que oferecem opções a diesel. 


Independentemente da escolha do combustível, o motor gera impressionantes 272 cv e 40,8 kgfm de torque, com ajustes específicos no acelerador e na transmissão para a versão esportiva.


A capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos é impressionante para um veículo que pesa quase duas toneladas (1.917 kg), possui tração nas quatro rodas e uma transmissão automática de nove marchas. Em nenhum momento a Rampage R/T dá a impressão de falta de força, respondendo prontamente às demandas do acelerador.


A diversão atinge seu ápice com o modo R/T ativado, onde a picape responde ao acelerador de forma agressiva e as trocas de marcha são acompanhadas de patadas fortes, incentivando uma condução mais esportiva. 


Além disso, com a transmissão em ponto morto, a Rampage R/T corta o giro do motor até o limite, produzindo estouros emocionantes no escapamento.


No entanto, é importante notar que o consumo de combustível não é o ponto forte deste veículo. A Stellantis anuncia oficialmente uma média de 8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, mas nossos testes revelaram uma média de 8,6 km/l, com a maior parte do percurso realizado na cidade. 


A Rampage R/T pode ter um desempenho impressionante, mas isso vem com um custo proporcional no consumo de combustível.

Recursos tecnológicos e segurança

Na frente eletrônica, a Rampage R/T apresenta melhorias em relação aos modelos anteriores da plataforma Small Wide da Stellantis. No entanto, ainda existem áreas que podem ser aprimoradas. 


O piloto automático adaptativo, por exemplo, opera de forma suave, mas ocasionalmente realiza trocas de marcha desnecessárias.


Outro ponto que requer atenção é o sistema de manutenção em faixa, que tende a realizar correções bruscas no volante, não oferecendo uma margem adequada para os motoristas em curvas, algo crucial em áreas com corredores de motos. 


Embora seja possível ajustar a assistência por meio das configurações, ainda há espaço para melhorias nesse aspecto.


Um pacote completo de conveniência e segurança

Como a versão mais premium da linha Ram, a Rampage R/T oferece uma gama impressionante de recursos de segurança e conveniência. Estes incluem frenagem autônoma de emergência, monitoramento de pressão dos pneus, assistente de luz alta, farol automático, alerta de tráfego cruzado, seis airbags, assistente de partida em rampa e de descida, chave presencial, controle de tração e estabilidade.


No interior, os bancos do motorista e do passageiro (opcional, com o sistema de som Harman Kardon e subwoofer por R$ 6.000 no Pack Elite) são ajustáveis eletricamente, oferecendo uma experiência de condução personalizada. 


O painel de instrumentos digital, a central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, o freio de estacionamento elétrico e o seletor de modo de condução tornam o ambiente interno altamente funcional.


O toque de elegância da Ram

A Ram é conhecida por seu compromisso com o acabamento de alta qualidade, e a Rampage R/T não é exceção. O painel exibe uma faixa generosa de materiais suaves ao toque, complementada por uma faixa de suede na versão R/T, adicionando um toque de luxo ao ambiente. 


O couro do volante também demonstra uma qualidade superior em comparação com outros modelos da Stellantis, apresentando suede na parte superior.


As portas da Rampage R/T oferecem acabamento macio na parte superior e incorporam generosos revestimentos de couro nas laterais. A adição de elementos metalizados e superfícies em preto piano contribui para a sensação de sofisticação. 


O console central, repleto de compartimentos para armazenamento, reforça ainda mais essa atmosfera de requinte.


Conforto e praticidade na cabine


Enquanto a cabine dianteira da Rampage R/T é um exemplo de conforto e elegância, o cenário muda significativamente no banco traseiro. A falta de espaço é notável, especialmente em comparação com sua prima, a Fiat Toro. Isso se deve em parte aos bancos dianteiros mais volumosos, que comprometem o espaço na parte de trás. 


O encosto reto dos bancos traseiros e o espaço limitado para a cabeça podem tornar a viagem menos confortável para os passageiros dessa área.


O acabamento na área traseira também deixa a desejar, com superfícies que eram suaves na parte dianteira sendo substituídas por plástico rígido. Essa transição abrupta sugere uma possível restrição no orçamento de acabamento na parte traseira da picape. 


Outro ponto de melhoria é a ausência da capota marítima como item de série, uma inclusão que seria essencial, considerando que modelos como a Strada e a Toro já a oferecem.


Uma caçamba versátil

A caçamba da Rampage R/T é um dos destaques deste veículo. Com capacidade para até 980 litros de bagagem, suportando até 750 kg (as versões a diesel acomodam até uma tonelada), ela oferece versatilidade e utilidade. 


A tampa se abre suavemente e pode ser acionada remotamente pela chave. No entanto, é importante observar que não há acionamento elétrico, como visto em caminhonetes maiores.

Veredito final

Se você está em busca de um veículo que combine a esportividade, o refinamento da cabine e a praticidade de uma caçamba, a Ram Rampage R/T é uma escolha excepcional. 


Ela oferece a conveniência de uma picape alta, aliada ao luxo interior e ao desempenho emocionante de um verdadeiro esportivo. Além disso, a Rampage R/T apresenta um nível de acabamento e sofisticação que desafia até mesmo as caminhonetes médias premium, como a Ford Ranger.


No entanto, é importante estar ciente de que a área traseira pode não ser tão espaçosa quanto o desejado, e o consumo de combustível pode ser um ponto de consideração. No geral, a Ram Rampage R/T impressiona com sua proposta única, elevando o padrão das picapes no mercado brasileiro.