Essas designações - 4x4, 4x2, AWD, 4WD - referem-se ao tipo de tração que um veículo possui, indicando o número de rodas motrizes que o mesmo possui.


Abaixo, você encontrará o significado de cada um dos tipos de tração disponíveis no mercado, bem como uma explicação sobre as diferenças entre eles.


Tração 4×2

A designação 4x2 é usada para indicar o número de rodas em um veículo e quantas delas são impulsionadas pelo motor. Isso significa que o número 4 se refere às quatro rodas do carro, mas apenas duas delas recebem energia motriz.


Dependendo da configuração do veículo, a tração pode ser na dianteira ou na traseira. Se a tração for dianteira, as rodas motrizes serão as duas da frente, enquanto se o carro tiver tração traseira, serão as duas rodas traseiras que receberão a força do motor.



Tração 4×4


Conforme já explicado, o primeiro algarismo da nomenclatura indica a quantidade total de rodas do veículo, enquanto o segundo representa o número de rodas que são acionadas pelo motor. No caso em questão, o carro tem tração nas quatro rodas.

Existem duas variantes de veículos 4x4, que são os que possuem tração AWD (All Wheel Drive) e os que possuem tração 4WD (Four Wheel Drive), detalhados abaixo.



Tração AWD

O termo AWD representa a sigla de All Wheel Drive, que significa "todas as rodas motrizes". Essa configuração oferece tração integral constante, ao contrário do sistema 4WD, que permite escolher entre usar apenas duas ou todas as quatro rodas para a propulsão.


Tração 4WD

A sigla 4WD significa Four Wheel Drive ou "quatro rodas motrizes". Essa configuração possibilita ao motorista escolher se deseja utilizar somente duas ou todas as quatro rodas para obter a tração desejada. Geralmente, isso é feito através de um botão ou alavanca que pode ser acionado, dependendo do modelo e do sistema de tração. Alguns veículos até requerem que o acionamento seja realizado externamente.



Tração Reduzida

Alguns carros 4x4 apresentam um sistema de transmissão composto por duas marchas: a Hi (High - Alta) e a Lo (Low - Baixa). A marcha Hi é utilizada em condições normais do dia a dia, enquanto a Lo, também conhecida como reduzida, é reservada para situações específicas em que o terreno apresenta baixa aderência, como em trilhas, por exemplo.


O sistema de câmbio em questão consiste em um conjunto de engrenagens especiais que tem como objetivo ampliar o torque do motor para que possa ser utilizado em situações desafiadoras.