Em 2023, a Ram, parte do grupo Stellantis, estará lançando uma nova versão eletrificada do seu modelo 1500 com o nome de Revolution, ou Revolução. Essa versão será totalmente movida à bateria, promovendo grandes avanços tecnológicos.
Apesar de não terem sido compartilhados muitos dados técnicos sobre a nova picape grande (full-size) - incluindo potência, torque, tração 4x4, alcance ou capacidade de carga -, a Ram anunciou um sem-fim de recursos, acessórios e características interessantes do veículo.
O mais notável deles é um sistema controlado por inteligência artificial denominado "Modo Sombra", que faz com que o veículo se comporte como um cãozinho treinado, capaz de acompanhar seu proprietário - enquanto ele, à frente, percorre alguns passos.
Para melhorar a capacidade de manobra, o novo Ram também dirige (gira) as rodas traseiras, resultando em um raio de giro menor. Segundo a fábrica, no modo de carregamento rápido, o carro pode carregar 160 km (100 milhas) em apenas 10 minutos.
A Revolution foi construída com base na nova plataforma da Stellantis, designada de STLA Frame. Criada especificamente para veículos elétricos de grande porte, a plataforma mantém a distinção entre o chassi e a carroceria, preservando assim a tradição.
De acordo com Ram, este layout tem a vantagem de ocupar um espaço menor em comparação com outras opções devido às baterias.
A Ram 1500 Revolution impressiona pela abertura das portas, que se abrem em sentidos opostos, como os saloons do velho oeste. Como não existe coluna central na lateral do veículo, o acesso ao interior amplo e aconchegante é extremamente fácil.
Com três fileiras de bancos, essa configuração lembra os modelos de minivans e SUVs. As duas fileiras traseiras são dobráveis e permitem que você as organize de várias maneiras, com a ajuda de um sistema de trilhos que movem as bases dos assentos.
Além disso, você pode aproveitar o espaço de até 5,49 m de comprimento, removendo a divisória entre a cabine e a caçamba por meio do comando elétrico. E, sem o motor a combustão, o compartimento dianteiro da cabine se transforma em um porta-malas amplo.
Dois monitores do painel somam 28 polegadas de tela. O monitor inferior pode ser ajustado para várias posições e até mesmo removido do carro para ser usado em outros locais.
O volante multifuncional é retrátil para melhorar a acessibilidade ao carro, bem como para se adaptar ao modo autônomo. Os espelhos retrovisores foram substituídos por câmeras que oferecem uma visão completa de 360 graus em volta do veículo, garantindo assim um tamanho reduzido.
As rodas do protótipo têm 24 polegadas de diâmetro, e as caixas de rodas foram projetadas para acomodar conjuntos de rodas no total de 35 polegadas. Há também um escudo luminoso com a marca do carro no centro das rodas, o que permanece estático mesmo durante a condução